segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


VENHA PARTICIPAR DO CORAL JOVEM.

Neste mês os batistas brasileiros voltam suas atenções para a juventude. Para muitos líderes este é um grupo visto como uma fonte inesgotável de preocupações e dores de cabeça, pois é formado por indivíduos que possuem gostos e opiniões que muitas vezes não estão em consonância com a ercepção dos membros mais velhos das igrejas.

Entretanto, esta é uma posição equivocada e que, se mantida sem a devida reflexão, será apenas fonte de conflitos e desentendimentos. Assim, algumas verdades devem ficar bem claras quando se pensa nos jovens e adolescentes batistas de forma que o trabalho com eles seja melhor executado.

A primeira é que a juventude é o futuro da igreja. Este simples fato deve motivar os líderes batistas a terem um olhar de amor e compaixão para com os mais jovens e a estarem abertos a aprender com eles. É um grande equívoco pensar que o trabalho com este grupo é apenas um fardo do qual não se pode tirar proveito algum. Na verdade, Deus muitas vezes usa os inexperientes e os vistos como incapazes para realizar a sua obra (vide o caso do pequeno pastor Davi, que mesmo jovem foi ungido e veio a se tornar o maior rei de Israel).

A segunda verdade é que a igreja tem um papel fundamental na formação do jovem, como afirma o texto de Provérbios 22.6. A juventude é um momento de dúvidas e definições. Assim, em uma sociedade centrada na vontade do homem, a igreja tem a desafiadora missão de se tornar cada vez mais um referencial claro e pungente da proposta de Deus para a humanidade, em especial para os mais jovens.

Por último fica uma palavra direta para os homenageados do mês de agosto. Ao contrário do que muitos afirmam, a caminhada com Cristo não é apenas de facilidades e gozo. Ela é sim de profunda alegria. Porém, também é de sacrifício e, principalmente, de compromisso. Em uma carta ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo dá um conselho que ainda permanece atual: Permaneça firme naquilo que aprendeu quando era mais jovem (criança), permaneça firme na Sagrada Escritura, pois ela é fonte de salvação (2 Timóteo 3.14-15).

Assim, jovem, neste mês no qual celebramos a juventude, pense se você realmente tem feito a melhor escolha a cada dia: Temer a Deus e obedecer os seus mandamentos (Eclesiastes 12.13).

A igreja e o jovem PDF | Imprimir | E-mail


A principal conclusão que se pode tirar da leitura da atual edição de OJB é que ainda há um longo caminho a percorrer quando se pensa no trabalho voltado para as novas gerações dentro do âmbito batista.

Esta afirmação pode ser feita quando se constata que em inúmeras oportunidades o jovem não percebe a igreja como um espaço voltado para os seus dilemas e no qual são discutidos, à luz da Bíblia, questões referentes aos desafios que enfrenta no dia a dia, seja no trabalho, na escola ou na família.

Por outro lado, é por demais comum constatar que em vários momentos as novas gerações se aproximam da igreja não em busca de uma experiência de fé profunda. No entanto, é grande o número de indivíduos nesta faixa etária que se sentem motivados a comparecerem aos templos dominicalmente por conta da necessidade de suprir o desejo de alcançar uma experiência momentânea com Deus, nada de muito profundo.

O produto desta equação é nociva: jovens e adolescentes desanimados e pouco envolvidos com o Corpo de Cristo.

O que fazer ante de tal realidade?

Em primeiro lugar é necessário mudar a forma como se olha para as novas gerações. Elas não devem ser vistas como um apêndice da igreja por conta de suas singularidades. Entretanto, deve ser empreendido um grande esforço da liderança para fazer com que adolescentes e jovens se integrem realmente ao Corpo de Cristo.

A visão do corpo é fundamental nesta dinâmica, pois, como afirma Paulo em Efésios 4.15-16, é necessário que o mesmo esteja bem ajustado, com cada uma de suas partes trabalhando em prol das outras. Apenas desta forma haverá crescimento mútuo.

Para que este ajuste aconteça é necessário que haja uma adequação da agenda da igreja de forma que as discussões e ações da mesma contemplem a necessidade e singularidades do jovem atual.

Por outro lado, a igreja tem a responsabilidade de instruir o jovem na Palavra de tal forma que o mesmo se torne apto a assumir um compromisso profundo e frutífero com Cristo, consequentemente abençoando uma sociedade tomada pelas trevas.

Apenas deixando de lado as diferenças de geração e optando por uma prática pautada no amor e respeito será possível envolver a juventude de forma mais efetiva nas igrejas batistas.

Da redação Jornal Batista extraído - http://batistas.com

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade" (2 Timóteo 2.15). Sábio conselheiro foi Paulo ao instruir a Timóteo sobre a dedicação ao estudo da Palavra, sobre a busca pela qualificação para o trabalho na Obra de Deus.

Trabalhar para o Reino de Deus deve exigir do crente temor, tremor e um constante aprimoramento ministerial. Em outras palavras, o serviço no Reino de Deus exige dos obreiros um constante preparo e atualização. Pensando na qualificação de todos os que estão trabalhando na Obra de Deus - seja em igrejas, comunidades ou outras instituições religiosas - o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) está ministrando sete cursos para lá de especiais, uma vez por semana, das 17h às 18h30, e que terão a duração de cinco meses (de fevereiro a junho).

Às segundas-feiras serão os dias dos cursos “EBD, lugar de crescer - qualificando professores-líderes para a EBD do século XXI” e “Planejamento Criativo, Igreja Viva.” O curso sobre EDB é para professores e líderes de EBD que desejam se capacitar, aperfeiçoar e instrumentalizar para melhorarem suas aulas diante das várias opções didáticas e tecnológicas do século XXI. Já o de Planejamento Criativo será ministrado pelo Diretor Geral do STBSB, pastor Davidson Pereira de Freitas, e abordará a importância do planejamento criativo para o desenvolvimento e crescimento das igrejas, discutindo alguns aspectos de gestão e os desafios para alguns líderes da contemporaneidade.

Às terças-feiras serão os dias dos cursos “Bíblia, Ecologia e Teologia”, enfocando a necessidade de cuidar da “casa comum” da humanidade, e “Aprendendo a Ajudar - A Escuta e Aconselhamento Cristão”, que tem o intuito de habilitar pessoas para o aconselhamento cristão nas igrejas a partir do conhecimento das teorias e métodos do aconselhamento.

“Ensinando a Ensinar - Ministério familiar bem-sucedido” e “Português Descomplicado - Gramática e Redação” serão os cursos das quartas-feiras. O primeiro tratará de um grande desafio para a sociedade moderna: As famílias, ajudando a mulher e o homem modernos a construírem uma vida familiar cristã saudável e frutífera para todos os seus membros. O segundo curso será, para alguns, um reforço em português e, para outros, uma atualização com as novas regras da reforma ortográfica.

Finalizando, às quintas-feiras, o curso “Cristianismo dia a dia” faz uma abordagem dos princípios únicos que devem ser colocados em prática diariamente por todo cristão.
Para maiores informações sobre nossos cursos presenciais ou à distância acesse www.seminariodosul.com.br ou fale conosco pelo telefone (21) 2570-1833.

TERESA AKIL
Professora do Seminário do Sul

domingo, 13 de fevereiro de 2011



“Lança o teu pão sobre as águas, por que depois de muitos dias o acharás.”
Comentar.
Na verdade pão alimento básico em todas as culturas. Produto de subsistência básica na formação do homem.
Água – Necessidade humana, o ser humano não consegue viver sem ela.
Jesus é a água da vida. (Ap 21 vers 6.)
A palavra de Deus no texto, lido metaforicamente representa que devemos jogar, lançar, entregar a Jesus, tudo aquilo que é importante para a nossa vida.
Poderíamos aqui citar diversas coisas ou atividades que julgamos de vital importância paras as nossas vidas, assim como cada pessoa tem identidade própria, cada um dentro de sua escala de valores poderia classificar em grau de importância aquilo que acha em entende ser imprescindível para a sua vida, por exemplo: família, trabalhar, lazer, prazer e etc. A palavra de Deus manda que lancemos em Deus as necessidades e esperemos em Deus a resposta as nossas necessidades.
Vejamos Lucas 9 Vers. 57 a 62.
É interessante notar e observar neste texto o por que que não alcançamos, pleno êxito na nossa caminhada evangélica , assim como lançar o pão sobre as águas remota a confiança plena e total a Jesus.Observo que muito de nós temos coisas a resolver, e assim seguimos a Jesus pela metade. Temos mortos a enterrar, relacionamentos a tratar e etc.
Precisamos não mais olhar atrás, não podemos mais, olhar para trás, devemos avançar e conquistar.
Amados para que possamos de uma forma verdadeira confiar em Jesus, abraçar a causa do evangelho, precisamos estar atentos a um conselho do próprio Jesus que disse em Jo 15 vers 5.
Amado a nossa vida deve girar em torno de Jesus, tudo deve girar em torno dele para Ele.
Cristo é o Nosso SOL.
Ele nos Lava (Jo 13:10)
Ele nos purifica (Jo 2Cor 5:17)
Ele nos Perdôo (1 Jo 1:9)
Ele nos capacita ( Jo 20 vers 20:23)
Se continuarmos Ele mesmo diz que a Seara é grande e que devemos pedir ao Pai que envie ajuda (Lucas 19:2) , e que estaríamos em meios a lobos e que não deveríamos nos preocupar, pois se fossemos amaldiçoados, mal recebidos, humilhados a paz de Deus, voltaria para nós