Vigília (Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009)
Igreja Batista Novo Horizonte
Preletor Fatimo dos Santos Junior
Mensagem
Tema: Onde são decretadas as nossas vitórias e derrotas?
Texto : II Cor 10 V 4;5.
V 4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
V 5 - Destruindo os conselhos, e toda a altivez (arrogância, amor próprio e orgulho) que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento (mente, intelecto) à obediência de Cristo;
Componentes da mente humana: intelecto, pensamento e alma.
Introdução - Uma guerra silenciosa que tem levado milhares de pessoas a loucura, levado ao suicídio, a mentir, a enganar ao próximo e também a apostatar da fé.
A guerra que menciono é a guerra da mente humana, esta guerra pode ser dimensionada no campo da razão (intelecto), da emoção (alma) e do espírito.
O vers 4. diz que as armas da nossa milícia são poderosas em Deus, mas quais são as armas? É válido lembrar que as armas, só são poderosas em Deus.
Quais são as armas que nós podemos usar?
Vejamos em efésios 6.
V 17 - Tomai também o capacete da salvação (equipamento de defesa), e a espada do Espírito, (arma é feita para matar, atacar e defender) que é a palavra de Deus;
V 18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.
Silêncio
Quem luta contra nós em nossas mentes?
O livro de Efésios 6 V – 12 remete-nos a conhecer contra quem lutamos, observemos: porque não temos que lutar contra a carne e o sangue (o próximo), mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
LUTAMOS CONTRA OS DEMÔNIOS E CONTRA O NOSSO ENTEDIMENTO (contra nós mesmos).
... “todo o entendimento à obediência de Cristo”
Neste século denominado, século do conhecimento a nossa mente é submetida a diversos sofismas (argumentos aparentemente válidos). Quer ver um exemplo? Qual o problema de um casal homossexual adotar uma criança? (Romanos 1 - 27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro). Conforme a palavra, não deveriam nem estar unidos, quizá criar uma criança.
Onde entra o orgulho nesta história?
Na verdade o orgulho nos leva a um complexo de Narciso (comentar). Plásticas, academias, implantes. Não estamos conformados com nós mesmos, não aceitamos a maneira que o Criador nos fez é lógico que questões patológicas nem devem ser discutidas.
Mateus 22
V 37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. A palavra diz coração (sua carne), Alma (todas as suas emoções) e pensamento (intelecto).
A maneira bíblica para se resolver esses problemas.
Atos 8
V 22 - Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
A oração é a chave, é a alma do negócio.
Salmos 64
V 2 Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
V 3 - Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas flechas palavras amargas,
V 4 - A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.
V 5 - Firmam-se em mau intento; falam de armar laços secretamente, e dizem: Quem os verá?
V 6 - Andam inquirindo malícias, inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um deles, e o coração, são profundos.
A SOLUÇÃO
João 3
V 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
A missão de salvar homem da morte, é de Jesus e não da humanidade.
Imaginemos uma criança recém nascida com fome e medo. Quem ela procura? Com certeza a segurança dos braços de seus pais.
Por que é tão difícil ao homem compreender está atitude tão simples de proteção?
Os homens estão cegos.
II Coríntios 4
V 4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
O diabo tenta impedir que o homem natural veja a Cristo.
or
Jesus se intitula como a Luz do mundo “ Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8 V – 12.

Nenhum comentário:
Postar um comentário